sexta-feira, 26 de junho de 2015

RECURSOS TECNOLÓGICOS

EMEF Tereza Rosa Aguiar Abtibol

Diante dos desafios de se viver em uma sociedade do conhecimento, na qual as informações e são veiculadas com rapidez e em grande abrangência, a presença das TIC na educação não é tardia. Se a sociedade evolui, a educação também precisa avançar. Essas tecnologias se apresentam como uma contribuição para o espaço escolar, visto que seu papel é a formação de pessoas que sejam capazes de lidar com o mundo contemporâneo. Isso é revelado por meio de documentos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam o uso das tecnologias em sala de aula:
Professora Ivina - 2º ano

É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras."(BRASIL, 1998, p. 96) "As tecnologias da comunicação e da informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas" (BRASIL, 1999, p. 134).


Professora Rocicleia - 3 º ano

Professora Marília Bessa - 1º ano
Os avanços na tecnologia têm proporcionado mudanças estruturais na forma de vida das pessoas. Para atender as demandas de uma sociedade imersa na era tecnológica, reestruturações na organização da escola e seus espaços de aprendizagem vêm sendo discutidas, ganhando espaços cada vez mais valorizados nas pesquisas acadêmicas.Um ensino organizado de forma fragmentada não atende mais às proposições de um contexto repleto de informações veiculadas por diversas maneiras, apresentadas em diferentes linguagens (multimídias), em espaços cada vez mais curtos e tempos cada vez mais velozes, ou até mesmo instantâneos. Em concordância com Prado (2005), a tecnologia traz implicações no processo de ensino provocando mudanças em sua prática e também a necessidade de proposta.

Professora Silvia Solange - 5º ano







Professora Aurieda - 2º ano



Professora Socorro - 1º ano

domingo, 21 de junho de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º E 2º PERÍODOS

A importância da Educação Infantil

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, comum a determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família,biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. (RCNEI - Vol 1).
 A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada . (RCNEI - Vol 1,p27).