terça-feira, 22 de setembro de 2015

WORKSHOP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL

Educação Especial

Professoras da Educação Especial (Elnize Castro e Elizangela Gomes)  da EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL, participaram de um evento alusivo a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com a exposição de atividades voltadas ao ensino da Educação Especial.

A EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL agradece a dedicação e o comprometimento da equipe , pois sabemos dos desafios de trabalhar com a Educação Especial.




Vale salientar que as atividades expostas nesse workshop demonstraram ações realizadas nas salas de Educação Especial, mostrando que a afetividade, o compromisso e o amor são pontos fundamentais para atingir o objetivo desejado com as crianças.Pais de alunos participaram do evento ressaltando a importância da participação da família.










terça-feira, 15 de setembro de 2015

PROJETO "RIOS VOADORES"

EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL

PROJETO RIOS VOADORES - AULA INAUGURAL

          Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental - Profª Marilene, da Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol, localizada no bairro São Francisco, zona Sul, tiveram nesta terça-feira, 15, a aula inaugural do projeto ‘Rios Voadores’. Com o tema ‘Rios Voadores, a Amazônia e o clima brasileiro’, os alunos vão aprender sobre a preservação do meio ambiente e entender como funciona o fenômeno dos rios que influencia na climatização do planeta. 

          Segundo Valdenice Barreto, a ideia principal do projeto é levar ao conhecimento dos alunos a importância da preservação da natureza para benefícios futuros. “Vamos trabalhar a questão socioambiental, os recursos hídricos, a preservação da natureza. Tudo por meio do fenômeno Rios Voadores, que é uma massa de ar com grande quantidade de umidade que se desloca sobre os continentes. É o vapor da água que está na atmosfera e que também se movimenta com o vento. Os alunos vão aprender a importância da preservação de uma árvore, onde começa todo esse processo”.







 http://semed.manaus.am.gov.br/projeto-rios-voadores-tem-aula-inaugural-em-escola-municipal/

SEMANA DA PÁTRIA

EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL

PÁTRIA


Definição

Pátria é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão. 

Patriotismo 

A palavra patriotismo, que deriva de pátria, significa o amor e respeito que se tem pela terra natal. Este patriotismo pode ser manifestado pela valorização da cultura do país, suas belezas naturais e seus símbolos nacionais (bandeiras, brasões, hinos, etc).





 https://www.facebook.com/emefterezaabtibol.abtibol 


quarta-feira, 22 de julho de 2015

PIBID - UEA : Parceria que deu certo!

EMEF TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL

PIBID - UEA

Projeto Aprender a Aprender: A Neurolinguística Aplicada ao Ensino

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O PIBID é um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação  docentes em nível superior e para melhoria da qualidade da Educação Básica Pública Brasileira.

Projeto Aprender a Aprender: A Neurolinguística Aplicada ao Ensino é proposto pelos Professores Doutores Valteir Martins e Silvana Andrade Martins, atualmente o projeto vem sendo desenvolvido na EMEF Tereza Rosa Aguiar Abtibol , conta com o apoio da Gestora: Marluce Filipe e de sua equipe de professores.

 A finalidade do projeto é verificar as contribuições da Programação Neurolinguística (PNL) ao ensino dinamizando a aquisição da ortografia, valendo-se de estratégias de aprendizagem da PNL.












https://www.facebook.com/emefterezaabtibol.abtibol

sexta-feira, 26 de junho de 2015

RECURSOS TECNOLÓGICOS

EMEF Tereza Rosa Aguiar Abtibol

Diante dos desafios de se viver em uma sociedade do conhecimento, na qual as informações e são veiculadas com rapidez e em grande abrangência, a presença das TIC na educação não é tardia. Se a sociedade evolui, a educação também precisa avançar. Essas tecnologias se apresentam como uma contribuição para o espaço escolar, visto que seu papel é a formação de pessoas que sejam capazes de lidar com o mundo contemporâneo. Isso é revelado por meio de documentos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam o uso das tecnologias em sala de aula:
Professora Ivina - 2º ano

É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras."(BRASIL, 1998, p. 96) "As tecnologias da comunicação e da informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas" (BRASIL, 1999, p. 134).


Professora Rocicleia - 3 º ano

Professora Marília Bessa - 1º ano
Os avanços na tecnologia têm proporcionado mudanças estruturais na forma de vida das pessoas. Para atender as demandas de uma sociedade imersa na era tecnológica, reestruturações na organização da escola e seus espaços de aprendizagem vêm sendo discutidas, ganhando espaços cada vez mais valorizados nas pesquisas acadêmicas.Um ensino organizado de forma fragmentada não atende mais às proposições de um contexto repleto de informações veiculadas por diversas maneiras, apresentadas em diferentes linguagens (multimídias), em espaços cada vez mais curtos e tempos cada vez mais velozes, ou até mesmo instantâneos. Em concordância com Prado (2005), a tecnologia traz implicações no processo de ensino provocando mudanças em sua prática e também a necessidade de proposta.

Professora Silvia Solange - 5º ano







Professora Aurieda - 2º ano



Professora Socorro - 1º ano

domingo, 21 de junho de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º E 2º PERÍODOS

A importância da Educação Infantil

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, comum a determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família,biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. (RCNEI - Vol 1).
 A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada . (RCNEI - Vol 1,p27).